segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PANDA: Urso ou Guaxinim?

Mais uma polemica:
O Panda é urso ou guaxinim?
Pesquisei e achei dois sites com opiniões semelhantes e diferentes:


Recentemente lendo uma matéria no portal IG, me veio uma dúvida, Panda é urso ou não? Na minha concepção panda é panda, urso é urso, e macaco é macaco e veado é veado.
Panda é urso
Acreditava que os pandas e os pandas vermelhos, eram parentes dos guaxinins, mas ai, descobri que novos testes genéticos colocaram os pandas dentro da família dos ursos (o povão os chamam de Urso-Panda mesmo!). O nome dos pandas em chinês é DA XIONG MAO (大熊猫), e significa “Urso-Gato”, tudo haver com o animal, coisa de chinês, lembre-se que os olhos deles são apertados. O termo Panda (Comedor de Bambu), é mais adequado, apesar que comer bambu não ajuda muito.

Panda gigante: urso ou guaxinim?

Os seres humanos amam dar nome às coisas e encaixá-los em grupos e isso nos ajuda a estudar os animais. Mas a classificação animal é uma ciência inexata e surpreendente. Os problemas começam quando os animais não se encaixam nesta ou naquela categoria. E os pandas gigantes são um exemplo disso.

Isso foi até 1869, quando os ocidentais olharam pela primeira vez para os pandas.Père Armand David, um padre católico, foi quem primeiro olhou para este animal e o comparou aos ursos - e usou a palavra latina "ursus" para nomeá-lo. Esse instinto é compreensível - afinal, o panda gigante se parece muito com um urso. Mas não muito tempo depois que Armand David fez isso, Alphonse Milne-Edwards, um cientista francês, observou os restos de um panda gigante e concluiu que ele era muito próximo à uma criatura parecida com um gato da família dos guaxinins, chamada panda vermelho. Ele imediatamente mudou seu nome e enquadrou-o nesta categoria.
Panda vermelho
© iStockphoto.com /Freder
Panda vermelho

Guaxinins de tamanho incomum?
Os pandas vermelhos pesam cerca de 6 kg e o maior guaxinim de que se tem registro pesava um pouco mais que 27 kg [fontes:Smithsoniannature.ca]. Compare isso ao fato que os pandas gigantes normalmente pesam mais que 90 kg e não há dúvidas de com quem eles se parecem mais.

Mas esse não foi o fim da história. Na verdade, essa briga para saber se o panda gigante é um urso ou um guaxinim, se extende por décadas. Será que ele é um urso pequeno ou um guaxinim grande? Aqui vão algumas caracteríticas de cada um deles:

Semelhanças com o panda vermelho: tanto os pandas gigantes como os pandas vermelhos comem bambus, pegam no bambu da mesma forma e têm focinhos, dentes e garras semelhantes [fonte: Schaller].

Semelhanças com o urso: obviamente, os pandas gigantes se parecem muito com os ursos no tamanho e forma. Além disso, o panda gigante também anda e escala como um urso [fonte: Maher].

Pode ser possível que o panda gigante e o panda vermelho tenham desenvolvido características semelhantes em relação ao bambu (como a forma de segurar) em separado como resultado de um processo chamado de evolução convergente.


O torpor dos pandas
De certa forma, os ursos não hibernam de verdade, mas experimentam uma fase chamada de torpor, durante a qual não comem, bebem ou se movimentam muito. Os guaxinins também passam por um tipo semelhante de torpor, já que nos dias quentes eles saem para comer e beber. Então, o fato de não hibernar não é o que determina se o panda é um urso ou um guaxinim.

Alguns têm argumentado que é preciso rever a classificação do panda vermelho para ver se ele realmente deve ser agrupado com os guaxinins. Com o avanço das tecnologias que observam o DNA, os cientistas estão cada vez mais perto de responder a essa questão. Alguns desses estudos mostraram que o panda gigante é de fato mais próximo à família dos ursos enquanto que o panda vermelho pertence mesmo aos guaxinins. No entanto, os resultados não são conclusivos e o debate continua.

Ou podemos seguir George B. Schaller, autor de “O Último Panda”, que defende que o panda gigante deve manter seu mistério e individualidade, dizendo “o panda é um panda” [fonte: Schaller].

Uma confusão não é? Agora basta você fazer uma conclusão e escolher o seu lado! 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...