terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Dicas Para preservar a NATUREZA



Daí vocês vão me dizer:
"Eu já sei que devemos ajudar o planeta..." Mas sabe como?
Eu tirei nove dicas muito importantes para ajudar o meio ambiente, mas não é nada de "loucura", muitas dicas podemos fazer no dia a dia!


1. Prefira sempre embalagens de vidro pois estas permitem infinitas reciclagens e não se decompõem na natureza. De todas as embalagens que as indústrias utilizam, as de vidro são consideradas das mais ecológicas, desde que não sejam desperdiçadas no lixo.

2. Procure produtos com a inscrição "Not tested on animals", pois são aqueles cujos testes não foram efetuados em animais. Tente saber quais são as empresas que não efetuam este tipo de testes e dê preferência às marcas que elas representam.


3. Dê preferência a pilhas recarregáveis. As pilhas, depois de usadas, libertam metais no ambiente, como o zinco, o mercúrio, o cádmio, etc., que produzem efeitos nocivos ao ecossistema e à saúde.

4. Prefira produtos biodegradáveis e recicláveis. Não utilize aerossóis com clorofluorcarbonetos (CFC), pois estes contribuem para a destruição da camada de ozono.

5. Troque regularmente o óleo do seu carro e utilize um filtro anti-poluente no escape.

6. Faça a separação de papéis, vidros, latas e plásticos, para posterior reciclagem. Desta forma, vai ajudar a diminuir o lixo acumulado e vai permitir a obtenção de matéria-prima sem prejudicar o meio ambiente.

7. Diminua os gastos de electricidade. Dessa forma fará baixar o nível de dióxido de carbono produzido pelas centrais eléctricas e contribuir para a despoluição do ar.

8. Tente adquirir electrodomésticos com o mínimo de CFCs possível. Esta é uma das formas de proteger a camada de ozono.

9. No supermercado, tente utilizar sacos biodegradáveis (por exemplo, de papel ou de pano) em vez dos usuais sacos de plástico que demoram uma eternidade a degradarem-se naturalmente.


Sabe, na Igreja Católica, os dez mandamentos que Moisés recebeu de DEUS no AT? É tão importante seguir estes 10 simples mandamentos, não acha? Como a Natureza também é importante, achei naquele mesmo site do link no início da postagem:

OS 10 MANDAMENTOS PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
1 - Estabelecer princípios ambientalistas
É necessário estabelecer compromissos, padrões ambientais que incluam metas possíveis de serem alcançadas. 

2 - Fazer uma investigação de recursos e processos
Cada um de nós deve verificar os recursos que utiliza e o resíduo que os mesmos geram. É importante que se confira se há desperdício de matéria-prima e até mesmo de esforço humano. O objectivo é encontrar meios para reduzir a utilização de determinados recursos e o desperdício.

3 - Estabelecer uma política ecológica de compras
Até numa simples ida ao supermercado é necessário pensar no ambiente. Existem certos produtos que não são biodegradáveis e, por isso, devem ser dispensados. A preferência na escolha deve recair em produtos que sejam mais duráveis, de melhor qualidade, recicláveis ou que possam ser reutilizáveis. Devem evitar-se os produtos descartáveis não reciclados como canetas, utensílios para consumo de alimentos, copos de papel, etc.

4 - Incentivar os outros
Falar com o maior número de pessoas sobre a importância de agirem de forma ambientalmente correcta é muito importante na luta pela defesa ambiental. A mensagem passada por via directa é sempre muito mais eficiente...

5 – Evitar o desperdício
Fazer a selecção e reciclagem do lixo doméstico, fechar bem as torneiras, apagar luzes e desligar electrodomésticos quando não estiverem a ser utilizados, manter os filtros do sistema de ar condicionado e ventilação sempre limpos para evitar desperdício de energia eléctrica, usar os dois lados do papel ou tentar utilizar transportes não motorizados, como a bicicleta, são pequenos gestos que podem contribuir de uma forma abismal para a defesa do ambiente.

6 - Evitar poluir o meio ambiente
Para a conservação do meio ambiente, é muito importante que todos tomem consciência de que é preciso diminuir a utilização de produtos tóxicos. No caso das empresas, urge encontrar alternativas para a substituição de solventes, tintas e outros produtos tóxicos. Em casa, até os pequenos gestos como a separação de pilhas e tinteiros de impressora para posterior reciclagem podem ter um grande significado na defesa do ambiente. Os automóveis também são uma enorme fonte de poluição. Para reduzir o efeito poluente dos carros, é necessário regular o motor do veículo e manter a pressão dos pneus nos níveis recomendáveis. 

7 - Evitar riscos
Para que se possam evitar riscos de ataques ambientais, é necessário que se esteja informado. Nos tempos que correm, a Ecologia está na ordem do dia e as informações sobre o que se deve ou não fazer estão ao alcance de todos.

8 - Registrar os resultados
Uma boa forma de manter as metas ambientais sempre presentes é registar os seus objectivos ambientais e os resultados que conseguiu alcançar. Com este método, vai manter-se estimulado a continuar e vai conseguir avaliar as vantagens das medidas ambientais que adoptou.

9 – Comunicar
No caso de problemas que possam prejudicar os seus vizinhos ou outras pessoas, tome a iniciativa de informá-los para que possam minimizar prejuízos. O diálogo é sempre a melhor via de chegar a um consenso.

10 – Dedicar tempo ao trabalho voluntário
Se tiver tempo para atividades de trabalho voluntário, não hesite em associar-se às inúmeras atividades que se fazer em defesa do ambiente. A prática e a ação conferem ainda mais consciência ecológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...