terça-feira, 4 de dezembro de 2012

As consequências das queimadas




Muita gente diz:
Foto: Reprodução"Queimadas são ruins!" "Não devemos queimar árvores!"
Mas, não deveríamos fazer mais?
Muita gente não sabe que, do início de 2010, até o inicio de 2011 as queimadas na Amazônia aumentara em 50% (segundo os dados do site da Globo)! Um ABSURDO!
Pelo menos a INPE (instituto nacional de pesquisas espaciais) está tentando diminuir este número (para saber um pouco mais acesse o site da INPE: http://www.inpe.br ) com ajuda de outras organizações.


Uma notícia do site:

                              INPE estima 4.656 km2 desmatados na Amazônia em 2012


                                     Terça-feira, 27 de Novembro de 2012

A estimativa da taxa anual do desmatamento medida pelo PRODES, o Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), aponta que foram desmatados 4.656 kmno período de agosto de 2011 a julho de 2012. É a menor taxa desde que o INPE começou a medi-la, em 1988.

Os novos dados do desmatamento foram apresentados pelo diretor do INPE, Leonel Perondi, e pelo coordenador do Programa Amazônia, Dalton Valeriano, durante evento realizado no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília, na manhã desta terça-feira (27/11).
(LEIA MAIS NO SITE)

CONSEQUÊNCIAS DAS QUEIMADAS:
  • Como a madeira e as folhas são mais "inflamáveis" (pegam fogo fácil) (por isso usamos lenha para a fogueira), o fogo se alastra dificultando para apagar;
  • Muitas árvores e plantas morrem (deixando de liberar Oxigênio);
  • Muitos animais morrem queimados;
  • Vários animais que viviam ali morrem de fome, de sede, sem um bom habitat para morar;
  • O fogo libera muito CO2 e consome muito O2 (ao contrário do que precisamos), mais CO2 na Camada de Ozônio (que nos protege dos raios fortes do Sol), enfraquecendo-a (temos que usar aqueles protetores solares fatores 30, 15, 50... quando ficamos muito no sol por causa disso, alias, na época dos meus avos não usavam tanto protetor como hoje, resultado disso);
  • As casas de alguns moradores que moram próximos podem pegar fogo (imagina se tem alguém dentro de casa!)...

Como vocês viram, estamos, de uma forma ou de outra, "machucando" a Natureza, e junto, nos machucando!

PS: há alguns anos eu li um livro que dizia que, se acabássemos com a maior parte das coisas que enfraquecem a Camada de Ozônio, ela poderá ficar como era antes por meados da década de 2070! Por exemplo, o Aquecimento Global seria interrompido! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...