sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

13 Animais muito estranhos


                aye-aye - animais estranhos


“My precious!” Com olhos saltados e grandes orelhas, o aye-aye mais parece uma criatura vinda do Senhor dos Anéis. Vive nas florestas de Madagascar, onde utiliza seu longo dedo médio (que parece um grande graveto) para retirar larvas dos troncos de árvores ocas. 




                dragão-marinho - animais estranhos

dragão-marinho coloca suas fichas na camuflagem para evitar que acabe no estômago de outro animal. Suas nadadeiras modificadas e seu modo de nadar desajeitado fazem o animal parecer com um pedaço de alga flutuante nos mares do Oceano Índico.





                macaco-narigudo - animais estranhos


“Por que esse nariz tão grande?” Essa seria a primeira pergunta de chapeuzinho vermelho ao encontrar o macaco-narigudo. Um nariz grande e molenga é preferência entre as fêmeas da espécie. Porém, essa beleza exótica está ficando cada vez mais rara, já que o macaco-narigudo está ameaçado de extinção.

                peixe-cofre - animais estranhos
Pode parecer estranho, mas o formato cúbico do peixe-cofre, ou boxfish (peixe-caixa, em inglês) melhora sua hidrodinâmica. Assim, ele pode se mover usando uma pequena quantidade de energia. Além disso, o esqueleto do animal é feito de placas ósseas organizadas de uma forma que confere a maior força possível com o menor peso. Esses conceitos foram utilizados por montadoras de automóveis, que desenvolveram carros mais seguros, mais leves e mais econômicos.

                baiacu - animais estranhos



O baiacu está mais para um balão do que para um peixe. Quando está calmo não chama muito a atenção, mas é só ficar estressado para inflar como se fosse uma bexiga de festa. Assim, fica maior e pode intimidar um possível predador. 




                tartaruga-de-casco-mole - animais estranhos


Além de ter um casco que não é rígido, a tartaruga-de-casco-mole tem uma espécie de snorkel natural: quando o fôlego começa a faltar, ela utiliza seu nariz comprido para respirar. Sem tirar a cabeça da água, a tartaruga fica mais protegida contra predadores. 



                aardvark - animais estranhos



Para explicar a estranha aparência do aardvark, é possível dizer que ele é uma mistura de um coelho, um porco e um tatu. Com orelhas grandes, nariz achatado e garras fortes esse mamífero procura por formigas e cupins nas savanas da África.





                mãe-da-lua - animais estranhos
“Quando a mãe-da-lua canta é hora de ir para a cama”  Essa é a história que as mães contam a seus filhos no Pantanal e na Amazônia.Segundo a lenda, a mãe-da-lua é um espírito que canta no início da noite. Ela procura por crianças que estão acordadas para levá-las para outro mundo. Essa lenda foi originada de uma ave que possui uma camuflagem excelente. Dependendo do ângulo, é quase impossível definir onde o galho acaba e a ave começa. Ela canta uma melodia misteriosa e assustadora no início da noite que, até hoje, faz as crianças correrem pra cama.



                cobra-cigarra - animais estranhos
              cobra-cigarra é um inseto cercado de lendas e mitos. Na Costa Rica existe a crença de que se uma pessoa jovem for ferroada pelo inseto, ela deve ter relações sexuais em menos de 24 horas ou morrerá. No Brasil acredita-se que o animal possui um veneno capaz de levar homens adultos à morte. Na verdade a cobra-cigarra não é tão terrível assim, pois não envenena o homem. Ela se alimenta exclusivamente de seiva, que coleta das árvores com um longo e afiado apêndice bucal (que pode ser confundido com um ferrão capaz de inocular veneno). Existem casos em que substâncias tóxicas de plantas foram armazenadas em animais, o que os tornou venenosos. Porém, até hoje, não há nenhum caso registrado de morte de humanos causada por cobra-cigarra no Brasil.



                pangolin - animais estranhos


O que é isso? Uma alcachofra ambulante? Não, é o pangolim, um mamífero com aspecto reptiliano. Quando ameaçado se transforma em uma bola blindada e fica protegido contra predadores. 






                diabo-espinhoso - animais estranhos
              Apesar do nome amedrontador, o diabo-espinhoso não passa de um pequeno lagarto que vaga pelo deserto australiano e não quer se meter em confusão. A pele desse animal é sua adaptação mais fantástica. Além de ter espinhos afiados, que conferem proteção contra predadores, a pele do diabo-espinhoso é dotada de uma rede de canais muito finos. Nas manhãs, quando a umidade no deserto é um pouco maior - possibilitando a formação de orvalho - a água condensa em seus espinhos e é levada até a boca do lagarto por ação da capilaridade.



                peixe-sapo - animais estranhos

O melhor jeito de pescar é com uma boa isca. Uma das nadadeiras do peixe-sapo é modificada para enganar suas presas. O animal fica imóvel e balança a nadadeira como uma isca, próxima à boca. Quando um peixe desavisado chega para dar uma mordida, acaba virando a refeição do peixe-sapo .




                babirusa - animais estranhos
babirusa vai ao extremo para conquistar uma parceira. Os caninos superiores dos machos perfuram os ossos do nariz, furam a pele e continuam crescendo, em direção à cabeça do animal, até o final da vida. Quanto maior os caninos, maior a chance de conseguir uma parceira. A loucura é tanta que é de estourar os miolos, literalmente. Em alguns casos raros os caninos podem perfurar o crânio e chegar ao cérebro !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...