sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

As diferenças entre espécies do Reino Animalia




Qual a diferença entre TARTARUGA, JABUTI e CÁGADO?
Olhe as imagens e diz se é cágado, tartaruga ou jabuti:
a)                                                                             b)
 



                       
c)        d)
Respostas:
a) Tartaruga                    b) Tartaruga                    c) Cágado                       d) Jabuti

UMA CONFUSÃO! Até no Google, pesquisei "TARTARUGA" e encontrei em +ou- 50% das imagens um cágado ou um jabuti indicando uma tartaruga! Sabe aquelas tartaruguinhas que vendem em pet shops? Sim, aquelas, são CÁGADOS! Só quero falar uma coisa: aquela "tartaruguinha" (que é um cágado) de aquário, quando adulto fica bem grande (podem chegar até 35 cm!) e precisam de um espaço de mais de 4x o seu tamanho! Então, antes de comprar ele filhotinho na loja, pense nisso, além do cuidado e os seus direitos! Continuando a história das diferenças... nessa postagem tu vais ver como diferenciar esses animais da família Chelidae!

INÍCIO
São diferenças que se manifestam principalmente no habitat - aquático ou terrestre - e em características morfológicas (relacionadas ao formato do corpo) presentes nos cascos, nas patas e nos pescoços. Algumas dessas diferenças são tão sutis que costumam causar confusões - há, inclusive, exemplos em que o nome popular não bate com a definição científica. "É o caso da tartaruga-do-amazonas, que, morfologicamente, trata-se de um cágado, mas é chamada de tartaruga", afirma o biólogo Flávio Molina, da Fundação Zoológico de São Paulo. "Na região Norte, aliás, o termo tartaruga é aplicado apenas para essa espécie, uma vez que cada uma das outras espécies locais tem seu próprio nome, como tracajá, pitiú e iaçá", diz Flávio. Nomes regionais à parte, jabutis, cágados e tartarugas pertencem à ordem dos quelônios, que surgiu no período Triássico, entre 230 e 195 milhões de anos atrás. Desde então, os animais dessa ordem não sofreram grandes mudanças e continuam tendo como principal característica a presença do casco. Existem cerca de 260 espécies de quelônios no planeta.
Tartaruga
Assim são chamados genericamente todos os quelônios não classificados como cágados ou jabutis. As tartarugas podem ser tanto marinhas como de água doce. Elas têm o casco mais alto que o dos cágados. Outra diferença importante é que as tartarugas não dobram o pescoço para o lado ao recolhê-lo para dentro do casco, como fazem os cágados. Possuem o pé em formato de nadadeira.
Jabuti
Água não é com ele. O jabuti é o único entre esses três tipos de quelônio que vive exclusivamente na terra. Ele também pode ser facilmente identificado pelo casco alto e pelas patas traseiras em formato cilíndrico, que lembram as de um elefante.
Cágado
Distingue-se do jabuti por ser um quelônio de água doce e não terrestre. Já as diferenças em relação às tartarugas são sutis. Os cágados possuem casco mais achatado e têm o pescoço mais longo. Possuem pequenas garras no pé e tem a pata adaptada tanto para o meio aquático quanto o terrestre.

Qual a diferença entre JACARÉ, CROCODILO e GAVIAIS?

A principal diferença entre as três famílias está associada com a cabeça, em particular as mandíbulas e do crânio. Embora elas funcionam da mesma maneira em todos os crocodilianos, ossos diferentes compõem certas estruturas de diferentes maneiras. Algumas características externas da cabeça permitem ver estas diferenças.
Jacarés
Jacarés tendem a ter amplas, "em forma de pá 'focinhos. A mandíbula superior é tão larga que, quando as maxilas estão fechadas muitos dos dentes do maxilar inferior encaixe nas tomadas ao longo da borda da mandíbula superior expandida. O dente 4 no maxilar inferior, que em todos os crocodilianos é ampliada, se encaixa em um soquete na mandíbula superior do jacaré quando suas mandíbulas estão fechadas, de modo que sua ponta está oculto.
Crocodilos
Em contraste, a mandíbula superior de crocodilos não é tão larga e quando elas fecham as mandíbulas, o dente alargada 4 no maxilar inferior é claramente visível.

Mas quando na água, crocodilos e jacarés parecem idênticas: ambos têm uma postura 'mínimo de exposição ", em que só os olhos, a plataforma de crânio (sobrejacente do cérebro), ouvidos e narinas ficam acima da superfície.
Gavial
Comparado com jacarés e crocodilos, um gavial tem um focinho muito comprido e estreito. No entanto, isto não significa que toda a cabeça é mais longa do que a de outros crocodilianos: gaviais simplesmente ter uma proporção maior da cabeça alocada para o focinho. Como resultado, o comprimento da cabeça de um 3 m de comprimento gavial não é muito diferente do comprimento da cabeça de um crocodilo da água salgada do mesmo comprimento total.
(algumas incoerências e problemas linguisticos podem aparecer no texto acima pois foi traduzido pelo google tratudor, pedimos desculpas por tal acontecimento)

DIFERENÇAS
fonte: http://danianderson.blogspot.com.br/2010/04/jacare-aligator-crocodilo-ou-gavial-1.html
Comumente as pessoas chamam a todos os crocodilianos de jacaré ou crocodilo, ou seja, "tanto faz, é tudo réptil e vive na água mesmo". Mas, não é bem por aí. Devido algumas diferenças anatômicas eles são diferenciados em 3 famílias.
Abaixo, quanto sua cabeça, duas diferenças básicas para não errar quando observar um crocodiliano:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...