sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O que eram "Gastornis" e "Phorusrhcos"?

Nomes estranhos não? Mas essas criaturas já existiram!
Agora tu vais saber quem eram:

Fonte: Wikipédia
Saiba mais sobre Gastornis: Clique aqui! (página em inglês!)


Gastornis é um gênero extinto de aves anseriformes que não podiam voar.
Se conhecem fósseis de duas espécies: a européia Gastornis sarasini (também chamada Gastornis parisiensis) e a americana, denominada Gastornis giganteus (anteriormente chamada de Diatryma gigantea).
G. giganteus atingia 2,2 metros de altura, sendo que o seu crâneo chegava aos 70 centímetros. Os seus fósseis foram encontrados nos estados de Nova Jersey, Novo México e Wyoming (todos nos EUA), enquanto que G. sarasini media em torno de 1,75 metros de altura e os fósseis foram encontrados na Alemanha e França.
Foi batizado em homenagem ao francês Gaston Planté, que encontrou o primeiro fóssil em 1855, em Geiseltal, Alemanha.
Alimentava-se principalmente de pequenos mamíferos, os quais abatia com golpes de seus fortes pés ou do afiado bico.


Phorusrhacos foi um gênero de aves predatórias gigantes que viveram na Patagônia, que contém a única espécie de Phorusrhacos longissimus. Os seus parentes mais próximos que vivem até a atualidade são as aves seriemas. Porém o Phorusrhacos era muito maior do que o seriemas, e parecia mais com um avestruz em aparência. Estas aves viviam em florestas e pastagens.
Ficheiro:Phorusrhacos.jpg
Entre os ossos encontrados na Formação de Santa Cruz (principalmente de meados da era Miocena) estão uma mandíbula encontrada por Florentino Ameghino (1887), primeiramente descrita como o edentate de um mamífero. Em 1891, foi reconhecida como um pássaro. Outros restos conhecidos provém de várias localidades da Província de Santa Cruz, da Argentina.
O Phorusrhacos possuía em torno de 2,5 metros de altura e pesava aproximadamente 130 kg (Alvarenga & Höfling, 2003). Foi apelidado de "Pássaro do Terror" por razões óbvias, ele foi uma das maiores aves carnívoras que já existiram, juntamente com o Titanis, e suas asas rudimentares eram estruturas com garras moldadas como um gancho de carne para atacar presas, que eram então mortais com o enorme bico. Ele corria ao longo dos planaltos e colinas gramadas da Patagônia, se alimentando de pequenos mamíferos, pequenos répteis e carniça. Pensa-se que o pássaro agarrava sua presa com o seu bico e batia-o no chão várias vezes como seus parentes modernos, os seriemas. Ele tinha uma enorme crânio de até sessenta centímetros de comprimento. A estrutura do bico e as grandes garras nos dedos mostram que era uma ave de rapina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...