domingo, 6 de janeiro de 2013

Qual são as diferenças entre VÍRUS e BACTÉRIA?


Bactéria
Foto: Science Photo LibraryESTRUTURA  Microrganismo unicelular com membrana e citoplasma, sem núcleo definido. Seu material genético, o ácido desoxirribonucleico (DNA), fica disperso.
MODO DE VIDA  Algumas são parasitas e causam doenças como a pneumonia e a cólera (veja a foto acima). Outras mantêm uma relação harmoniosa com os seres vivos, como as que vivem no intestino humano, auxiliando a digestão. Há ainda as que se alimentam de matéria orgânica morta.
TAMANHO  O diâmetro da maioria varia entre 0,2 e 2 micras (unidade que representa 1 milésimo de milímetro) e o comprimento entre 2 e 8 micras. Elas são visíveis a olho nu (se reunidas em colônias) ou com auxílio de microscópios ópticos.
SENSÍVEL A ANTIBIÓTICOS?  Sim. 
Geralmente são benéficas ao organismo humano.
São transmitidas, na maioria das vezes, por contato com a pele, mucosa ou sangue.


Vírus 
Foto: Science Photo LibraryESTRUTURA  Microrganismo acelular. Os mais simples apresentam uma cobertura proteica que envolve seu material genético - o ácido desoxirribonucleico (DNA) ou o ribonucleico (RNA).
MODO DE VIDA  Todos são parasitas intracelulares. Alguns causam doenças em seres vivos, como a aids (veja a imagem acima, que representa o modelo do vírus HIV criado em computador), a gripe, o sarampo e a rubéola.
TAMANHO  Geralmente, eles são menores que as bactérias. O comprimento varia entre 20 e 1.000 namômetros (unidade que representa 1 milionésimo de milímetro). São visíveis somente com auxílio de microscópios eletrônicos.
SENSÍVEL A ANTIBIÓTICOS?  Não.
- Em sua maioria são maléficos.
- Não conseguem sobreviver fora das células do organismo. Isso favorece na hora do vírus ‘fugir’ de uma medicação, pois a ciência até hoje não descobriu uma forma de ‘penetrar’ a medicação dentro de uma célula. Desta forma, quando um vírus de instala dentro das células, nenhuma medicação consegue atingi-lo.
- São transmitidos, principalmente, pelo ar.
virus e bacteria

Fontes:
http://ihaa.com.br/qual-a-diferenca-entre-virus-e-bacteria/
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quais-principais-diferencas-virus-bacteria-428542.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...