sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Consequências

Continuando a postagem das reflexões, pensei em outra coisa:


AS CONSEQUÊNCIAS DA CAÇA E DO DESMATAMENTO

Como estou tentando conscientizar as pessoas da verdadeira sustentabilidade pela Internet, vou tentar ser o mais claro possível:

Desmatamento:
As pessoas desmatam Florestas e Matas (Curiosidade: tu sabias que apenas +ou- 7% da Mata Atlântica original existe ainda), vegetação nativa principalmente para praticar a agricultura, a pecuária e construir novas moradias e etc.

Caça:
A maioria das pessoas caçam para conseguir carne e/ou pele do animal, essa caça foi tão intensa que agora muitos animais estão em extinção e em alguns países tiveram que fazer uma lei para a caça (inclusive o Brasil!).

Como vocês podem ver, a maioria das pessoas desmatam e caçam para conseguir $$$ (dinheiro), o famoso "dim-dim" (sei lá como se escreve) , por vender os lucros e frutos do negócio. Mas nem todos sabem que além disso, colhemos as desgraças ambientais, como a extinção de uma série de animais e plantas e desmatamento de uma vasta área!
Mas onde entramos nisso?

Pois é, com a extinção de mais animais, a cadeia alimentar vai ser desregulada, provocando muitos problemas para a gente! Para explicar melhor, vou fazer uma simulação:





Faz de conta que no mar apenas existisse 5 peixes (representado por um pontinho laranja) e 10 tubarões (representados por um traço azul). 











Mesmo que se os peixinhos se reproduzissem, os tubarões, como estão em maioria comeriam todos, pois até lá os peixinhos não conseguiriam se reproduzir novamente.










Os tubarões ficariam sem alimento, então, para matar a sua fome, comeram-se uns aos outros, até sobrar apenas um sobrevivente!








O único que sobreviveu, não poderá se reproduzir, nem terá alimento! Então irá morrer, a espécie de peixe foi extinta e a de tubarões! Por isso é importante um equilíbrio na cadeia alimentar!







Então isso pode acontecer se continuarmos assim, ter muito predador para pouca presa, mas numa escala maior! Além de ao cortar as árvores e plantas, tirar o alimento desses animais herbívoros, vamos tirar o alimento dos predadores, que não comem plantas, mas dependem de comer os que precisam delas para sobreviver! E agora entramos: também ficaríamos sem alimento! Tudo isso... Mas não acabou! Além disso, ao tirar essa vegetação estaríamos tirando o lar dos animais, gerando mais mortes! E a caça mata também, só que diretamente. Então o nosso lar (pois construímos casas nesses lugares desmatados) ou o lar dos animais? Não! O equilíbrio disso! E quem alcança esse equilíbrio é uma pessoa de atos sustentáveis!
Complicado, não? Mas importante! Por isso sempre temos que procurar entender melhor!

Fonte: Minha Cabeça  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...