terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Por que temos a impressão de ouvir o barulho do mar quando encostamos o ouvido em uma concha?


Agora o Hemisfério Sul do planeta está desfrutando do verão, época de férias e de ir para praia! Muitas conchas vem com as ondas para praia, algumas grandes que quando se coloca no ouvido, ouvimos o barulho... do mar? Por que isso acontece? O que realmente ouvimos? Leia a explicação abaixo:
Com seu interior semelhante a um labirinto em espiral, a concha funciona como uma caixa de ressonância, que concentra e amplifica os sons, produzindo um efeito apenas parecido com o barulho do mar. Esse fenômeno, conhecido como reverberação, é a soma dos vários ecos gerados dentro da concha.
"Ela está, na verdade, captando os sons residuais do ambiente, aqueles que não são registrados normalmente porque se propagam em todas as direções; isto é, passam direto pelo ouvido", afirma o otorrinolaringologista Perboyre Sampaio, do Hospital das Clínicas de São Paulo.
As ondas sonoras repercutem dentro da concha, refletindo em suas paredes como a fala de alguém numa caverna. Vale lembrar que a reverberação não surge do nada: se estivermos em um compartimento fechado, em silêncio absoluto, não adiantará levar a concha ao ouvido.
O ruído que se ouve em seu interior é apenas uma amplificação do som ambiente. A estrutura em espiral faz a concha funcionar como uma caixa de ressonância, amplificando o som ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...