segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Sustentabilidade: O QUE É?

O que é sustentabilidade?
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. 

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. 

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.




Com a finalidade de preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras, foram criados dois programas nacionais: o Procel (eletricidade) e o Conpet.
• Questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.
• Questão Energética: Sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade. Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.
• Questão Ambiental: Sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.
O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
  • ecologicamente correto
  • economicamente viável
  • socialmente justo
  • culturalmente diverso





SUSTENTABILIDADE


Sustentabilidade
Sustentabilidade é o conceito-chave se quisermos construir um planeta onde haja qualidade de vida e preservação do meio ambiente. O termo significa a maneira de organizar a sociedade e as pessoas de forma que suas necessidades sejam supridas sem prejuízos ao meio ambiente e às outras espécies de seres vivos.
O mais interessante é que não é uma meta difícil de ser alcançada, basta apenas ter boa vontade, organização e deixar de pensar apenas em nós mesmos, lembrado que em nosso planeta há bilhões de pessoas, muitas delas em condições de vida lamentável e que pequenas ações podem dar grandes resultados, mesmo que seja a longo prazo. Essas ações abrangem vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta como um todo.
Muitas empresas e profissionais de diversas áreas já estão buscando e desenvolvendo soluções sustentáveis, veja alguns exemplos:
Produtos verdes: são produtos, de qualquer gênero, que são produzidos com tecnologia menos agressiva ao meio ambiente. Muitas empresas de aparelhos eletrônicos já estão usando esse sistema de produção. Esses produtos gastam menos energia na produção e são feitos de materiais duráveis e que não agridem o meio ambiente.
Cidades inteligentes: são cidades em que os governantes e a população já tem em mente a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida de seus cidadãos. Os projetos que são colocados em prática em cidades desse tipo deve estar em consonância com o meio ambiente e com os princípios de sustentabilidade. Tudo deve ser pensado em uma cidade inteligente: coleta seletiva, processamento do lixo reciclável, diminuição da poluição ao mínimo possível, eficiência e economia no consumo de energia, acessibilidade para a população, plantio de árvores, etc.
Envolvimento da população
É lógico que para que a ideia de sustentabilidade tenha sucesso, a população deve ter responsabilidade e envolvimento com as questões ambientais. É preciso que cada um comece a fazer a sua parte, a partir do que é possível, mas tendo sempre visão de futuro, do que pode ser melhorado.
Várias pessoas e sociedades já estão mais próximas desse conceito e não se arrependeram de promover a mudança de hábitos, como por exemplo, trocar as sacolas plásticas por sacolas permanentes, não abrir mão da reciclagem de lixo, evitar usar veículos particulares, partindo para os públicos que não poluem o ambiente, etc.
E você??? Como faz sua parte para contribuir para um planeta sustentável?
Curiosidades
Apesar de ser muito antiga, a reciclagem só foi levada a sério pela civilização atual a partir da década de 1970, época em que ganharam força os movimentos pela preservação do planeta, impulsionados principalmente pela primeira crise do petróleo, e a as pessoas começaram a pensar na importância de criar estratégias para o reaproveitamento dos recursos naturais.


Fonte: Smart Kids





Um comentário:

  1. Site maravilloso achei tudo o que eu quería e o meu trabalho.o meu professor vai gostar muito 😁😁😁😁😁

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...